Mercado

Cinco benefícios dos negócios inteligentes

Porque empreendedores ganham ao adotar inteligência artificial em processos e negócios.

A Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se refere a sistemas ou máquinas que imitam a mentalidade humana para executar e melhorar tarefas, com base nas informações coletadas. Essa tecnologia pode ser encontrada em chatbots, assistentes inteligentes, mecanismos de recomendação, entre outros.

Atualmente, a IA está vivenciando um verdadeiro ‘’boom’’, emergindo como uma das principais tendências de inovação. De acordo com um levantamento realizado pela consultoria global Mckinsey, em 2022 a adoção mais que dobrou desde 2017 — embora a proporção de organizações que usam IA tenha ficado entre 50 e 60 por cento nos últimos anos. A pesquisa evidenciou também que os líderes que investem em inteligência artificial estão à frente da concorrência, com práticas cada vez mais avançadas, conhecidas por permitir, em larga escala, o desenvolvimento mais rápido da tecnologia.

A capacidade da tecnologia em automatizar tarefas, processar grandes volumes de dados e aprender com experiências anteriores, têm impulsionado uma nova onda de inovação, permitindo que as organizações se tornem mais competitivas e adaptáveis às demandas de um mercado que está em constante desenvolvimento. Pensando nisso, a ilegra, empresa global de design, inovação e software, elencou cinco benefícios da implementação da IA nas empresas. Confira:

1- Atendimento ao cliente aprimorado: O uso da IA permite um aprendizado por meio de dados do usuário, o que possibilita um suporte mais assertivo e eficaz. De fato, os agentes virtuais estão revolucionando a maneira como pensamos sobre o envolvimento do consumidor em atendimentos. Agora, os chatbots e as assistentes online podem responder perguntas, resolver problemas de forma personalizada e encaminhar questões complexas para atendentes humanos, melhorando a experiência do cliente.

2- Automatização de rotinas e redução de custos: A IA é capaz de automatizar tarefas e processos repetitivos, impactando diretamente na redução de custos em projetos e na diminuição do tempo de espera por atendimento.
3- Segurança cibernética: A tecnologia pode ajudar a identificar ameaças e detectar atividades cibernéticas suspeitas em tempo real. Ela consegue analisar grandes conjuntos de dados para identificar comportamentos anormais, complementando os sistemas de defesa das empresas.

4- Tomada de decisão aprimorada: A ferramenta identifica padrões e insights que podem ser usados para tomar decisões informadas. Isso auxilia a empresa a obter medidas mais precisas, baseadas nos dados que a tecnologia coleta, antecipando tendências ou problemas.

5- Personalização e experiência do cliente: Com a ajuda da IA, as organizações podem criar experiências personalizadas para seus consumidores. A ferramenta consegue analisar dados sobre preferências, padrões de consumo e comportamento do usuário para oferecer recomendações mais certeiras e relevantes, melhorando o nível de satisfação do consumidor.

A inteligência artificial deixou de ser um recurso questionado quanto ao seu impacto no mercado. Hoje, ela já está revolucionando a maneira como as empresas operam, demonstrando seu potencial por meio de uma infinidade de cases de alto valor. A capacidade da ferramenta é incontestável, e aqueles que souberem aproveitá-la de forma responsável terão uma aliada estratégica poderosa na era digital. A tecnologia está impactando o presente e o futuro dos negócios. O cenário é evidente: as organizações que têm consciência dessa realidade estarão sempre à frente da concorrência.

Related posts
MercadoTendencias

Produtividade mundial deve aumentar 7% com IA generativa

Morgan Housel, autor do livro “A Psicologia Financeira” e sócio da The Collaborative Fund, foi…
Read more
iaMercado

A contabilidade quer preservar o atendimento humanizado

A Razonet, startup de contabilidade, é uma das primeiras no uso da inteligência artificial…
Read more
iaMercadoNovidades

IA generativa vai reduzir 50% do esforço de desenvolvimento de games

Levantamento feito pela Bain & Company revela que 60% dos executivos de jogos online acreditam…
Read more
Newsletter
Receba a nossa Newsletter IA

A primeira News feita 100% por inteligencia artificial para entregar
apenas o que é relevante para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *