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As Melhores Ferramentas de Marketing Digital para 2023

As ferramentas de marketing digital desempenham um papel fundamental no aceleramento das rotinas de trabalho, na organização de dados na nuvem, na otimização de conteúdos, na gestão de tarefas e projetos, na melhoria da imagem da marca nas redes sociais, na captura de leads e no aumento das conversões.

Ter boas ferramentas de marketing digital pode fazer toda a diferença nos resultados alcançados pelos profissionais da área. Porém, encontrar as melhores ferramentas nem sempre é uma tarefa fácil, devido à grande quantidade de opções disponíveis no mercado.

Mas não se preocupe, pois eu testei e analisei diversas plataformas ao longo dos anos e descobri quais são as mais eficientes e que realmente funcionam em 2023. Neste artigo, vou apresentar as principais ferramentas de marketing digital que você pode utilizar para otimizar o seu trabalho.

Ferramentas de SEO

mesa de trabalho com título SEO em tablet e laptop

O SEO (Search Engine Optimization) é essencial para posicionar as páginas do seu site nas primeiras colocações dos motores de busca, como o Google. Existem várias ferramentas que podem te auxiliar nessa tarefa.

Planejador de Palavras-Chave

O Planejador de Palavras-Chave (ou Keyword Planner) é uma das ferramentas mais utilizadas para encontrar termos de pesquisa relevantes para o seu público-alvo. Com ele, você tem acesso a dados sobre o volume e a concorrência das palavras-chave. A partir dessas informações, é possível desenvolver estratégias de ranqueamento de páginas para geração de tráfego orgânico.

Ubersuggest

O Ubersuggest é outra ferramenta bastante útil para encontrar termos de busca valiosos. Além disso, ele também oferece avaliação de páginas concorrentes, sugestões de conteúdo e informações sobre performance de backlinks. Com o Ubersuggest, você consegue ter uma avaliação completa sobre um domínio.

Ferramentas para Construção de Sites e Blogs

wordpress como exemplo de ferramenta de marketing digital para construção de blogs

A construção de sites e blogs ficou muito mais fácil com o avanço da tecnologia. Hoje em dia, é possível colocar um website no ar em poucos instantes. Algumas ferramentas práticas foram criadas para descomplicar a vida de quem quer ter um site sem a necessidade de conhecimentos aprofundados.

WordPress

O WordPress é o serviço de criação de sites mais popular do mundo. Ele apresenta diversas soluções de templates para escolha do administrador. Além disso, é possível inserir páginas, menus, gadgets e plugins com as mais diversas funcionalidades para atender as necessidades da sua persona.

Wix

Para quem deseja criar um site, uma boa solução é o Wix. Essa plataforma é descomplicada até mesmo para iniciantes. Com um formato arrasta-e-solta, é possível criar um website com design personalizado. O Wix oferece uma grande variedade de recursos, desde caixas de conversão a botões sociais.

Ferramentas para Otimização de Conversão

laptop com tela sobre otimização de conversão de leads

A conversão é o objetivo principal de uma estratégia de marketing digital. Geralmente, essa conversão está relacionada a vendas, geração de leads ou downloads de um material. Para otimizar a conversão, é necessário realizar testes entre diferentes modelos e analisar a performance.

Optimizely

O Optimizely é uma ferramenta de experimentação de marketing voltada para o crescimento de desempenho de estratégias. Diferente de outras plataformas, ela é bastante intuitiva e não exige conhecimento técnico para realização de testes A/B. O objetivo do Optimizely é trazer a melhor experiência possível ao usuário, facilitando a jornada do consumidor até o momento da compra.

Google Optimize

O Google Optimize permite comparar páginas para realizar ajustes e proporcionar a melhor experiência para o usuário. Uma das grandes vantagens é a integração com outras importantes ferramentas, como o Google Analytics, que permite uma avaliação ainda mais precisa baseada em dados.

Ferramentas de Mapas de Calor

Os mapas de calor são ferramentas que acompanham o comportamento do consumidor em determinadas páginas da web. Através da movimentação do cursor, são estabelecidos padrões de navegação. Essas informações são valiosas para administradores, que podem averiguar os hábitos do internauta e realizar ajustes para otimização de resultados.

Crazy Egg

O Crazy Egg é uma das mais conhecidas ferramentas de mapa de calor. Por meio dela, são gerados relatórios de fácil entendimento que retratam o comportamento do cursor nas páginas de um site. Com isso, torna-se possível a realização de adaptações para facilitar a navegação das pessoas e melhorar o desempenho do site.

Hotjar

Outra ferramenta de mapa de calor muito popular é o Hotjar. Ela analisa o deslocamento do mouse, cliques e scroll, ou seja, realiza uma avaliação focada em qualquer ação que o usuário faça com o seu principal utensílio de navegação. O Hotjar também emite relatórios automáticos que facilitam a compreensão e até mesmo filma a movimentação do mouse para observação do administrador.

Ferramentas para Criação e Edição de Imagens

Canva como exemplo de ferramenta de marketing digital de edição de imagens

As imagens desempenham um papel fundamental no marketing digital. Elas são utilizadas em sites, blog posts, publicações em redes sociais, mensagens de e-mail e muito mais. Por isso, as ferramentas de criação e edição de imagens estão entre as mais buscadas em estratégias de marketing digital.

Canva

O Canva é uma das ferramentas mais completas do mercado. Ele contém templates para praticamente tudo que você precisa. A criação de imagens em tamanhos padronizados para diferentes redes sociais, documentos ou até mesmo panfletos e cartões de visita não será nenhum desafio. Tudo é feito de maneira online, sem a necessidade de download, e é extremamente intuitivo.

Tinypng

Se o seu objetivo é transformar uma imagem em um arquivo mais leve – sem perder a qualidade -, o Tinypng é a solução. Essa ferramenta exige apenas que você arraste um arquivo até a página e, em alguns segundos, ela será comprimida e estará pronta para utilização. Essa ação é muito importante para melhorar a velocidade de carregamento de páginas e, consequentemente, a experiência do usuário.

Ferramentas para Captação de Leads

Hubspot como exemplo de ferramenta de marketing digital para captação de leads

Gerar leads é um dos objetivos mais comuns do marketing digital. Essa ação é responsável por coletar dados de contato do consumidor e levá-lo mais adiante na estratégia de inbound. Com isso, é possível estabelecer contato regular e adquirir sua confiança, estimulando um relacionamento contínuo que resulta na compra.

SimilarWeb

A SimilarWeb é uma ferramenta voltada para a performance em diversas vertentes do marketing, vendas e pesquisa de mercado. Por meio dela, podemos realizar melhorias em todas as ações que envolvem a aquisição de leads, incluindo estratégias de SEO, criação de conteúdo, landing pages e muito mais.

Hubspot

Considerada uma das ferramentas mais completas do mercado, a Hubspot oferece uma vasta gama de soluções em marketing. Entre elas, um software completo de marketing de entrada, que estimula a geração de tráfego e a conversão de leads. Além disso, a Hubspot também avalia o comportamento de pessoas já cadastradas, o que culmina na qualificação de leads e aumenta as conversões em vendas.

Ferramentas para Criação de Infográficos

Os infográficos agregam imagens em textos para facilitar a compreensão das informações por parte do usuário. Seu objetivo é simplificar o consumo do conteúdo e aumentar as taxas de compartilhamento, já que tem altos índices de engajamento.

Venngage

Com o Venngage, criar infográficos deixa de ser um problema. Com ele, não é necessário ter conhecimento sobre design, apenas escolher um template e inserir as informações. Você ainda pode personalizá-los com suas próprias imagens e ícones.

Easel.ly

A proposta do Easel.ly é a mesma: criar infográficos que as pessoas realmente lerão. São centenas de opções de modelos pré-criados para escolha do administrador. Depois de definido, basta personalizar para baixar o arquivo e inserir o material onde você desejar.

Ferramentas para Criação de E-books

pessoa retirando e-books de estante de livros

E-books são materiais mais complexos sobre determinado tema. Esse formato de conteúdo exige que o usuário faça um download e, para isso, ele precisa fornecer o e-mail de contato. É por isso que os livros eletrônicos são uma excelente maneira para gerar leads.

Visme.co

O Visme.co oferece uma grande diversidade de possibilidades para criação de materiais, incluindo a criação de e-books em apenas alguns cliques.

Crello

Com uma proposta simples e dinâmica, o Crello é mais uma ferramenta para edição de diversos tipos de conteúdo. Por meio dela, é possível gerar e-books para converter leads sem a necessidade de acessórios avançados.

Ferramentas para Criação de Animações

Animações são vídeos geralmente curtos utilizados para as mais diversas finalidades de marketing. Algumas das mais comuns são introduções de vídeos maiores, tutoriais audiovisuais e posts em redes sociais.

Animaker

O Animaker é uma solução que oferece muitas opções para a criação de animações. Vídeos em 2D, infográficos animados e apresentações são tipos de conteúdo produzidos sem grandes dificuldades por meio da ferramenta.

PowToon

Uma alternativa à ferramenta citada no tópico anterior, o PowToon é um editor de vídeos e apresentações muito popular na internet. Com funcionalidades muito semelhantes, ele cria e edita vídeos de maneira simples e didática.

Ferramentas para Criação de Posts para Redes Sociais

As ferramentas de criação de posts para redes sociais auxiliam os profissionais da área na hora de publicar e medir os resultados da estratégia. Elas possuem diferentes funcionalidades e podem, em muitos casos, serem utilizadas de maneira agregada.

HootSuite

O HootSuite é uma das mais antigas e populares ferramentas de gerenciamento de redes sociais. Por meio dela, você administra várias plataformas simultâneas, agenda postagens, gera relatórios e muito mais.

Sprout Social

Sucesso ao redor do mundo, a Sprout Social oferece recursos fundamentais para gerir redes sociais. A plataforma abrange mídias como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest.

Ferramentas de E-mail Marketing

mão segurando tablet e título de e-mail marketing e símbolos

Ferramentas de e-mail marketing são fundamentais para uma boa execução de campanhas. Elas são responsáveis pela criação de fluxos de mensagens, monitoramento do comportamento, lead scoring, entre outras funções.

MailChimp

O MailChimp é uma plataforma completa de marketing, mas tem grande parte de seu valor nas funções voltadas ao e-mail marketing. Com ele, você pode criar toda a automação da estratégia, desde a criação de mensagens para públicos segmentados até o recolhimento de dados valiosos para análise.

RD Station

Plataforma nacional de e-mail marketing mais conhecida, a RD Station também gerencia e automatiza diversos processos de marketing digital. Na gestão de campanhas de e-mail, auxilia em diversas etapas, inclusive com o fornecimento de templates e otimização automática do envio de newsletters, fluxos de nutrição e e-mails transacionais.

Ferramentas para Construção de Landing Pages

papel com escritas sobre landing pages

Landing pages são páginas de aterrissagem que têm como objetivo estimular uma ação específica do usuário. Por conta disso, possuem apenas uma chamada para ação, otimizando a jornada do consumidor.

Unbounce

Talvez a maior plataforma de landing pages do mundo, a Unbounce oferece soluções para os mais diversos objetivos. Além disso, realiza automaticamente testes para otimizar a performance das páginas.

Instapage

A ferramenta Instapage tem uma grande variedade de produtos em seu catálogo, mas se destaca principalmente na construção de páginas de conversão. Ela realiza testes de usabilidade frequentemente, garantindo que as páginas estejam sempre de acordo com a preferência do usuário.

Ferramentas de Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste na criação de conteúdo relevante para atrair, converter e reter clientes para uma empresa. Existem diversos formatos que podem ser utilizados, como blog posts, e-books, infográficos, vídeos e podcasts.

Google Docs

Seja qual for o formato escolhido para produção de conteúdo, você precisa redigi-lo. O Google Docs oferece a possibilidade de criação, compartilhamento e armazenamento de documentos, facilitando todos os processos que envolvem a concepção de um conteúdo.

LibreOffice

Ferramenta de revisão preferida dos produtores de conteúdo, o LibreOffice aponta erros ortográficos e faz sugestões de alterações em textos. Ele possui código aberto, então existem diversas modificações realizadas pela própria comunidade, o que permite seu desenvolvimento contínuo.

Ferramentas de Analytics

laptop e desenhos sobre métricas

O recolhimento de dados é o que torna as estratégias de marketing digital tão eficientes. As ferramentas de análise são responsáveis pela obtenção de informações que trarão vantagens estratégicas ao responsável pelas ações digitais.

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta mais indicada para obtenção de dados de sites e blogs. Com ela, você pode verificar dados sobre tráfego, aquisição, comportamento do público, conversões e outras importantes métricas de marketing.

Facebook Insights

Ferramenta de análise da maior rede social do mundo, o Facebook Insights é responsável por levar aos administradores de fanpages os dados relativos à performance. Por meio dela, é possível verificar dados referentes a postagens individuais, horários e datas de pico de atividade dos seguidores e outras informações cruciais para o bom andamento da campanha.

Ferramentas para Gestão de Projetos

Trello como exemplo de ferramenta de marketing digital de gestão de projetos

Gerenciar projetos não é uma tarefa fácil, mas existem soluções que facilitam a comunicação, o compartilhamento, a colaboração e a organização dos dados e das tarefas.

Google Drive

Ferramenta de armazenamento mais popular do mundo, o Google Drive serve como um repositório de arquivos e como uma plataforma de criação, edição e compartilhamento de documentos. Com essa solução, você tem fácil acesso aos seus textos, imagens, planilhas e apresentações, seja pelo seu computador ou dispositivo móvel.

Trello

Ferramenta colaborativa baseada no sistema Kanban, o Trello facilita o acompanhamento do andamento de tarefas e a organização das equipes e dos projetos. Com ele, você ganha produtividade, engajamento e comunicação.

Ferramentas de E-commerce

Ferramentas de e-commerce têm o objetivo de facilitar todos os processos necessários para a administração de uma loja virtual. Elas envolvem áreas como marketing, vendas, logística, finanças e outras atividades características do comércio eletrônico.

Magento

O Magento é um software de e-commerce de grande relevância ao redor do mundo. Ele se apresenta como uma solução completa para lojas virtuais e permite a criação de estruturas complexas para vendas na internet, como a criação e personalização de páginas, merchandising e segmentação de clientes.

Paperform

A plataforma Paperform é voltada para a criação de formulários. Ela oferece uma grande variedade de recursos para a construção de formulários personalizados e interativos, facilitando a captação de leads e a gestão de dados no e-commerce.

Essas são apenas algumas das principais ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado. Cada uma delas possui suas características e funcionalidades específicas, então é importante avaliar as necessidades do seu negócio e escolher aquelas que melhor se adequam à sua estratégia. Lembre-se de sempre testar e analisar os resultados para garantir o sucesso das suas campanhas.

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